O círculo cromático é uma ferramenta muito importante quando se trata de fazer a definição de um projeto de design.

Isso porque no círculo cromático você pode acompanhar não apenas a composição das cores, mas a saturação e luz em seu planejamento.

A verdade é que conhecer bem a combinação das cores auxilia muito nos projetos e faz com que seja possível criar efeitos que darão um ótimo resultado ao trabalho final.

Desse modo, para que haja boas combinações que possam harmonizar ou contrastar entre si, é preciso recorrer ao círculo cromático.

Mas o que é o círculo cromático?

De forma resumida, podemos dizer que círculo cromático é uma representação das cores conhecidas pelo olho humano que são divididas em 12 áreas com diferentes cores.

Esta divisão se baseia nas três primárias, três secundárias e as seis terciárias.

Primárias

As cores primárias são aquelas puras, ou seja, cores que não se pode obter por meio da mistura de outras. São elas: azul, vermelho e amarelo.

Secundárias

As cores secundárias são aquelas obtidas a partir da mistura de duas cores primárias. 

Desse modo, elas são: verde (mistura de azul e amarelo), roxo/violeta (mistura de vermelho e azul) e laranja (mistura de amarelo e vermelho).

Terciárias

Já as cores terciárias são formadas pela mistura de uma cor primária com uma secundária, por exemplo: amarelo-esverdeado (a partir da união do amarelo e verde) ou vermelho-alaranjado (que se origina  da união do vermelho e do laranja).

Vale lembrar que a partir dessas cores, somadas ao preto e o branco, pode-se criar diversas outras tonalidades.

Conheça as 6 das cores harmonias

Além das que foram citadas, há também as cores denominadas complementares, o que significa que elas  ocupam posições inversas no círculo, funcionando bem quando estão juntas. 

Além disso, existem também as  chamadas harmonias. 

Com elas, você pode combinar e aplicar em seu projeto diversas misturas que funcionam na combinação de cores, essas podem dar origem a projetos bem chamativos e são classificadas em 4 tipos:

1. Harmonia monocromática

Essa harmonia é o resultado  da variação do tom de uma mesma cor. O bacana é que ela é muito fácil de aplicar e trabalhar, contudo, não se destaca tanto como outras combinações. 

Para não causar sensação de monotonia, a dica é utilizar o preto e branco para destacar os detalhes.

2. Harmonia análoga

A harmonia análoga é a combinação de cores a partir de uma cor primária com duas cores vizinhas desta no círculo cromático. Nesse caso, uma das cores é a dominante (primária) e as outras são usadas em escala menor.

Podemos dizer que essa é uma combinação mais elaborada do que a monocromática, porém, devido a baixa variação de tons não é tão vibrante.

3. Harmonia complementar

A harmonia complementar também é conhecida como harmonia de alto contraste.

Trata-se de uma composição que é a união de uma cor com outra oposta a ela de modo frontal, no círculo cromático. Essa, gera um contraste vibrante que chama mais a atenção das pessoas. 

Costuma-se utilizar uma cor quente e uma fria, atribuindo uma como principal e outra aos detalhes.

4. Harmonia  triádica

É realizada pela combinação de três cores (uma dominante e duas para detalhes) com distâncias exatamente iguais umas das outras no círculo cromático. 

Essa é uma opção de  paleta balanceada e com uma variação de tons mais completa, mesmo que o contraste não se destaque tanto quanto a harmonia complementar.

5. Harmonia de complemento dividido

Esta combinação acontece a partir da união entre uma cor, no círculo cromático, com as duas tonalidades vizinhas da cor frontalmente oposta a ela. Gera uma paleta rica com contraste menos intenso do que a harmonia complementar.

6. Harmonia dupla complementar

Na dupla complementar acontece a combinação de quatro cores formada a partir da união de dois pares de cores opostos entre si. Essa é considerada uma harmonia um tanto complexa, sendo mais difícil de se lidar.

Conclusão

O círculo cromático facilita o entendimento na  teoria das cores, tornando possível fazer combinações mais assertivas e harmônicas. 

Gostou desse artigo? Confira outros temas que a Formag’s preparou para você clicando aqui.

Categorias

Outras Matérias