Evite erros ao escolher as cores ideais com o círculo cromático

Uma das preocupações que temos ao idealizar um projeto gráfico é se as cores que queremos utilizar vão combinar ou não. Elas são fundamentais para a harmonização dos elementos. É para isso que existe o círculo cromático.

No artigo de hoje, a Formag’s vai te explicar tudo o que envolve o círculo cromático e como você pode utilizá-lo a fim de evitar erros no seu projeto. Vamos lá?

A importância das cores

As cores possuem um papel muito importante em nossas vidas. Sua combinação com as formas e os elementos são essenciais para a harmonização do projeto gráfico, indo além da beleza estética. Elas são capazes de mexer com as nossas emoções, humor, ações, instintos, entre outros.

A cor laranja, por exemplo, expressa entusiasmo e gera impacto, é muito associada à juventude, à diversão. Já a cor azul, transmite calma, confiança e autoridade.

Mas como usá-las adequadamente em um projeto? Com o auxílio do círculo cromático!

O círculo cromático

O círculo cromático é uma representação simples das cores que são enxergadas pelo olho humano. 

Geralmente, o círculo cromático é dividido em 12 partes, e cada uma dessas partes representa uma cor, sendo composto da seguinte maneira:

Três cores primárias

Vermelho, azul e amarelo.

Três secundárias 

São formadas pela mistura de duas cores primárias: verde (azul + amarelo), roxo (azul + vermelho) e laranja (vermelho + amarelo).

Seis terciárias 

São formadas pela combinação entre uma cor primária e outra secundária: vermelho-arroxeado (vermelho + roxo), vermelho-alaranjado (vermelho + laranja), amarelo-alaranjado (amarelo + laranja), amarelo-esverdeado (amarelo + verde), azul-esverdeado (azul + verde) e azul-arroxeado (azul + roxo).

A partir dessas 12 cores, mais uma infinidade de outras cores podem ser originadas. Além delas, ainda é importante lembrar que também é possível adicionar as cores neutras, o preto e o branco, criando tons mais escuros e mais claros.

Como utilizar o círculo cromático

Há seis diferentes opções de utilizar o círculo cromático. São elas:

Cores complementares

Também conhecidas como combinações de contraste ou suplementares, as cores complementares são compostas por cores em lados opostos no círculo cromático.

Cores triádicas

É a combinação de três cores que estão à mesma distância umas das outras no círculo cromático, dispostas como em um triângulo equilátero. 

Cores análogas

É a composição de cores posicionadas uma ao lado da outra no círculo de cores.

Cores em fenda

É composta por uma cor mais outras duas cores ao lado da cor que seria a complementar.

Cores tetrádicas

É a combinação que trabalha com dois pares de cores complementares entre si.

Cores monocromáticas

Consiste na variação de cores de uma mesma tonalidade.

Como evitar erros ao escolher as cores ideais para o seu projeto gráfico

A Formag’s separou quatro dicas para ajudá-lo a evitar erros na escolha das cores certas para o seu projeto:

1- Jamais escolha as cores que serão utilizadas em seu projeto gráfico com base no seu próprio gosto. Afinal, os tons de uma marca podem influenciar a mente dos consumidores.

2- Nunca ignore os aspectos negativos de uma cor, pois eles também impactam significativamente na decisão dos consumidores.

3- Faça testes de aplicação das cores em diversos tipos de fundo: branco, preto, superfícies que deseja imprimir, como materiais de marketing, papelaria, camisetas, entre outros.

4- Conheça os diferentes significados das cores e o que elas representam em outras culturas também, principalmente se você deseja expandir seus negócios, como a internacionalização, por exemplo.

5- Tenha conhecimentos dos padrões de cores existentes. O padrão RGB corresponde às cores vermelho, verde e azul (red, green e blue). Ele é utilizado na exibição de imagens em monitores de computador, televisores e também em impressões Fine Art, e é capaz de gerar uma maior variedade de cores.

Já o padrão CMYK corresponde às cores ciano, magenta, amarelo e preto (ciano, magenta, yellow e black). É o padrão de cores próprio para materiais impressos. Ele reproduz da maneira mais fiel possível a maioria das cores do espectro visível. Por isso que esse é o padrão oficial do universo gráfico.

6- Nunca se esqueça de converter o arquivo criado em RGB para CMYK.

Entendendo como usar o círculo cromático e o que cada cor é capaz de expressar, você saberá escolher as cores corretas para o seu projeto gráfico.

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de acompanhar o blog da Formag’s para mais artigos como esse.

Categorias

Outras Matérias